Pesquisar este blog

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

TRÊS FUNÇÕES DO MISSIONÁRIO NA PARCERIA COM DEUS.


Texto Bíblico: João 1.35-51
Objetivos:
1)      Pregar que a missão de conduzir uma pessoa ao Reino de Deus é extremamente difícil, por isso precisamos da parceria de Deus.

2)      Mostrar as funções que exercemos nessa parceria: Procurar; Evangelizar; Conduzir.

3)      Convencer os irmãos, como responsáveis que são pela Grande comissão, a cumprirem a sua parte na parceria, procurando, evangelizando e/ou trazendo pessoas ao Reino.

4)      Deixar claro que se cumprirmos a nossa parte, com certeza, Deus cumprirá a sua.

Introdução:Eu estou convencido que no processo para condução de uma pessoa ao Reino dos céus deve existir uma parceria entre Cristo e o pregador: Evangelista - Missionário. Dificilmente Cristo descerá outra vez do céu, se encarnará e evangelizará uma pessoa (Essa incumbência hoje é da Igreja:Mc 16.15-18); Como também creio ser impossívelalguém conseguirconduzir uma pessoa ao Reino sem a ajuda de Cristo. A bíblia diz que não é por força nem violência, mas pelo Espírito(Zc 4.6); porque Eleé que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo(Jo 16.8). Assim sendo, para conduzirmos uma pessoa ao Reino dos céus, precisamos primeiro da ajuda de Deus, depois precisamos fazer a nossa parte.

I.                   PROCURAR, O contexto nos mostra João Batista pregando e batizando no deserto da Judéia... Os que criam em sua mensagem e se arrependiam eram batizados; porém havia os que não criam, como os fariseus. Estes diziam: “Se tu não és nem o Cristo, nem Elias nem o profeta, então por que batizas”?...

Jesus também foi ter com João Batista; este ao ver Jesus disse: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Dois discípulos de João ouviram isso, e ao ouvirem creram, e ao crerem passaram seguira Jesus, o qual se virando e vendo-os, disse-lhes: “O que quereis”? Eles disseram: “Mestre, aonde moras”? Jesus disse: “Vinde e vede”. Eles foram e passaram o dia com Jesus.
Uma dessas pessoas era André, irmão de Simão Pedro.
A bíblia nos informa que a primeira coisa que ele fez foi encontrar seu irmão Pedro.

II.                TESTEMUNHAR (PREGAR), A continuação do texto mostra que quando André encontrou Pedro, pregou para ele -“Encontramos o Messias”- Essa é a segunda função de um Missionário.

1.     Jesus sempre se preocupou com a pregação do evangelho,
ü  Em Lc 4.18, na Sinagoga, parafraseando a profecia de Isaias 61, não se esquece de deixar
bem claro que uma das funções para a qualEle foi ungido era a de evangelizar.
ü  Em Mc 1.38 Jesus diz quepara essa função foi que veio ao mundo;
ü  Em Mc 3.13, Ele chama os discípulos e escolher dentre eles doze para pregarem o evangelho.
ü  Em Mc 5o Gadareno, ao ser liberto, pediu a Jesus que o deixasse segui-lo; porém Jesus lhe deu primeiro uma incumbência evangelística, mandou que antes ele fosse  aos seus e
anunciasse o que Deus tinha feito a seu favor.


2.     Pregar e/ou testemunhar do evangelho é a maior responsabilidade da Igreja,
Certa ocasião os Apóstolos foram tentados a abandonaremeste ministério para cuidarem de outras coisas (Atos 6);Porém, sabiamente concluíram: “Não é certo abandonarmos a pregação da palavra... Nós perseveraremos no ministério da palavra”(Atos 6.3,4).

3.     Pregar e/ou Testemunhar faz parte da Grande missão de Jesus à Igreja.
(Mc 16; Lc 24; Mt 28).Mostrar a visão de cada um dos evangelistas sobre a Grande Comissão:
ü  Marcos:Descreve o ide de forma objetiva, sintética: “Ide por tudo mundo e pregai”.
ü  Lucas:Descreve-o, mas diz que ele só pode ser feito depois do revestimento de poder.
ü  Mateus:Descreve-o de forma ampla, mostrandoseus doislados: Pregar e ensinar:
“Ide fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho dito”.

4.     Escrevendo aos Romanos(10.13-15), Paulo diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Após dizer isso, ele faz uma série de perguntas:
ü  Mas como invocarão aquele em quem não creram?
ü  E como crerão naquele em quem nunca ouviram?
ü  E como ouvirão se tiver quem o pregue?

III.             CONDIZIR, A terceira função de um Missionário-Evangelista é a de conduzir as pessoas a Deus. O texto diz que André encontrou a Pedro, testemunhou para ele, e por fim, o levou a Cristo(v.42).

·        Os mesmos três passos foram dados por Filipe e pela mulher samaritana,
ü  Filipe, ao ter um encontro com Jesus, e sair da sua presença, a primeira coisa que fez foi encontrar Natanael, testemunharpara ele, e, quase que à força, o conduziu a Cristo.

ü  A mulher Samaritana,ao se encontrar com Jesus e crer nele, foi à cidade, saiu testemunhando e conduzindo as pessoas a Cristo: “Venham e vejam alguém que me disse tudo quanto eu tenho feito. Por ventura não será ele o Cristo?

CONCLUÃO:Na introdução, eu falei que no processo de condução de uma pessoa a Deus deve existir uma parceria entre Jesus e o Missionário. No decorrer da mensagem vimos quais são as funções de uma das partes, o Missionário. Eu quero concluir mostrando a contribuição de Jesus nessa parceria: Receber o pecador carinhosamente e convida-o a ter intimidade com ele; Muda sua vida;Reconhece suas virtudes:
Quando João Batista conduziu dois dos seus discípulos a Cristo (André e o outro), Jesus os recebeu convidando-os a desfrutar da intimidade do seu lar: “Vinde e vede”.
Semelhantemente, quando André conduziu Pedro a Jesus, Pedro foi muito bem recebido, até teve o nome mudado.
Da mesma forma aconteceu com Natanael, quando este foi conduzido por Filipe a Jesus, Jesus o recebeu, e reconheceu suas virtudes!
A mesma coisa Jesus quer fazer com você esta noite: Receber-lhe com carinho, mudar a sua vida, e (se a sua conversão for sincera), reconhecer suas virtudes.
Onde está a primeira pessoa que nesta noite gostaria de ser conduzida a Cristo?
-------------------------------------------------------------------------------------
Com o objetivo de melhorar o nosso desempenho no trabalho que prestamos ao Reino de Deu nessa área evangelística, algumas indagações devemos fazer:

ü  Que tipo de estratégia, devemos usar para conduzir as pessoas ao Reino de Deus?
(Que anzol usar? Que isca usar? Que tipo de malha usar?)

ü  Será que quando saio pra pescar confio nas minhas habilidades e experiências de pescador, ou busco ouvir a voz de Jesus dizendo: “Lançai as redes do outro lado”?

Read more...

O PARADOXO DA SALVAÇÃO


Heb 11.7:  Pela fé... Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam... temeu... e, para salvação da sua família... preparou a arca... pela qual condenou o mundo... e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé...

INTRODUÇÃO: Enquanto para Noé e sua família a arca serviu de salvação; para os descrentes e infiéis ela serviu de condenação. Assim é a “salvação espiritual”, enquanto uns se salvarão, outros serão condenados. Mas a mensagem da salvação é uma só... Para uns (os que creem) Cristo é cheiro de vida; para outros (os que não creem), ele é cheiro de morte (II Cor 2:16).  
1.      Pela fé, Noé “divinamente avisado das coisas que ainda não se viam”...
ü  Pela fé... Os antigos alcançaram bom testemunho...
ü  Divinamente... Quanto à forma como Deus se revelou a Noé não está tão claro; porém que a revelação era de Deus isso é inquestionável, por vários motivos...
1) Noé era justo, e é desejo de Deus não ocultar ao justo aquilo que vai fazer (Gn 18: 17-19).
2) A mensagem se cumpriu (Essa é outra forma de identificar a palavra dita por  Deus - Dt 18:22).
    Obs. embora tenha demorado 07 dias desde a entrada de Noé na arca até o momento que começou chover (Gn 7:10). Isso poderia gerar dúvidas em alguns!

ü  Avisado... Por Noé ser justo naquela geração e andar com Deus, aprouve ao Senhor não deixá-lo perecer, e ainda por amor a ele, não deixou também seus familiares perecerem. Isso nos ensina uma verdade espiritual, Deus protege o justo e não o deixa perecer junto com o ímpio.   

ü  Coisas que ainda não se viam... Dilúvio; Arca – temas para a época desconhecidos, zombados. Até aquela ocasião as pessoas nunca tinham visto chuva, a terra era regada por uma neblina. A Arca então, um grande barco num local distante do mar! Era motivo de zombaria!

2) “Temeu”... Acreditou, respeitou, obedeceu. A fé, o respeito pelas coisas sacras talvez seja hoje uma das virtudes que mais falta ao ser humano. As pessoas têm tempo pra tudo, menos pra Deus! Têm tempo de ir a uma festa, a um jogo; tempo de passar uma ou duas horas em frente a TV., mas pergunte quantos versículos ela leu da bíblia hoje, ou quantos minutos ela passou em oração! Nós achamos que não; mas isso é um insulto a Deus - É o verdadeiro sentido bíblico de idolatria, dedicar-se a algo mais do que a Deus.

3) “Salvação da sua família”...
ü  Salvação... Por muitas vezes esse tem sido um tema mal compreendido, mas a doutrina da salvação é tão remota quanto o pecado, ou seja, elas têm o mesmo tempo. E a origem terrena do pecado, todos sabem, estar no Gênesis. La está registrado que a mulher e o homem pecaram, atentando mais para a palavra do diabo do que para a palavra de Deus. Nessa ocasião, a bíblia diz que O Senhor matou um animal e com a sua pele vestiu o casal. É traçada assim a história da salvação...

Aquele Animal e a sua morte apontam para a pessoa e para a forma como Deus salvaria a humanidade.
·        A pessoa: Jesus Cristo.
·        A forma: morte de cruz.
O sangue do animal... Apontava para o meio pelo qual a humanidade poderia ser salva. “Com efeito, todas as coisas se purificam com sangue e sem derramamento de sangue não há remissão de pecados”. Este sangue é o sangue de Cristo, derramado na cruz.
A pele do animal... Apontava para o resultado da salvação. Quando aceitamos o sacrifício de Cristo, Deus nos veste com sua graça, com a sua proteção, com salvação.        
ü  Da sua família... A preocupação familiar é outra virtude que hoje poucas pessoas têm. Nesses últimos dias existe um forte espírito de egoísmo nas pessoas. Em todas as áreas! Até mesmo na espiritual. Mas Noé não: Ele construiu uma Arca para a salvação da sua família! (Será que estamos, à semelhança de Noé, construindo algo para a salvação da nossa família?)   

4) “Preparou a Arca”... Não se fala acerca das condições financeiras de Noé, mas se ele tinha algum bem financeiro, certamente investiu naquele projeto. Segundo alguns comentários, ele passou 120 anos nesse trabalho, e enquanto trabalhava anunciava como pregoeiro da justiça, a salvação de Deus.

5) “Condenou o mundo”... Eis aqui o que eu chamo de o “paradoxo da salvação”: Não existe salvação sem condenação. “O sol que amolece a cera é o mesmo que endurece o barro”. Semelhantemente não existe salvação sem condenação; a mensagem da salvação implica em reconhecer que enquanto uns serão salvos outros serão condenados (Basta olhar a revelação final, O fim de todas as coisas terrenas: Enquanto uns irão para a vida eterna, outros irão para a condenação eterna (Jo 5.29; Ap 20.11-15). Foi assim na época de Noé... Enquanto para ele e sua família a arca serviu de salvação, para os infiéis descrentes ela serviu de condenação. Na bíblia está escrito que “Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo 3.17). Porém num outro texto Jesus disse: “Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado” (Jo 15:22).  O desejo de Deus é que todos se salvem (I Tm 2.4). Mas, como sabemos, a fé não é de todos ( II Ts 3.2).  Assim vemos que enquanto para uns, Cristo serve de salvação, para outros de condenação. Ele é a pedra de esquina (Lc 20:17), reconhecida por uns, mas rejeitada por outros.  

6) “Herdeiro da justiça que é segundo a fé”... Nós também somos herdeiros dessa mesma justiça, a que nos é imputada por fé e não por obras. Nós acreditamos que apesar de termos cometido pecados, e algumas pessoas até mais do que outras, ao ponto de alguém até insinuar: “Como é que pode: Depois que fulano fez isso e aquilo agora quer ser santo”!
Isso acontece porque nós cremos numa forma de justiça diferente, nós cremos que a justiça de Deus nos advém por meio da fé em Jesus, por meio da fé em seu sacrifício vicário na cruz. Isso sem deixar de levar em conta a doutrina do arrependimento e confissão de pecados. Segundo a compreensão que temos da doutrina bíblica, o mérito é de Deus e não nosso.                     E graças a Ele por isso. Porque ninguém teria ou tem condições de salvar-se só. Por suas obras de justiças. Isso é a bíblia quem diz... “Não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque” (Ecl 7:20).

Read more...

03 MUDANÇAS QUE SÓ TEM QUEM VERDADEIRAMENTE É LIBERTO POR JESUS.



INTRODUÇÃO: A bíblia nos informa que Jesus em seu ministério andou por toda parte fazendo o bem a todos, curando as enfermidades e libertando os oprimidos de satanás.
·        Em Mateus 9.35 está escrito que Ele percorria todas as cidades e aldeias... Ensinando nas sinagogas, pregando o evangelho do Reino e curando todas as enfermidade e moléstias.
·        Em Atos 10.38, Pedro confirma esse ministério de Cristo... Ele diz que “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude e Ele andou fazendo o bem e curando todos os oprimidos do diabo”.
·        Em Lucas 4.18,19, na Sinagoga da Galileia, ao ler um texto bíblico, Jesus reafirma este seu ministério, lendo um texto profético que falava sobre essa sua autoridade: “O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu”... “para por em liberdade os oprimidos”.
·        Lucas 8.26-39 registra um desses casos onde Jesus exerceu esse ministério de libertação,
“o caso do endemoninhado gadareno”...
O v. 22 mostra que ele entrou num barco e disse “passemos para o outro lado”.
A continuação desse texto, VV. 23,24 e 25, mostra que no mar se levantou uma grande tempestade (Provavelmente obra maligna para interferir na missão de Cristo).  
O v. 26a, que é o versículo que se inicia o texto da história do endemoninhado
propriamente dita, nos informa que: “eles navegaram para a terra dos gadarenos”.
A continuação do texto, VV. 27 ao 39, conta-nos o restante de toda a história, conhecida biblicamente por nós como “o endemoninhado gadareno”
O v. 26b, nos informa que assim que Jesus desembarcou, saiu ao seu encontro um homem...
I. CARACTERÍSTICAS:
ü Vinha da cidade...
ü Estava possesso... (Há muito tempo).
ü Andava nu... (Não andava vestido, mas nu).
ü Morava em sepulcros... (Não habitava em casa, mas em sepulcros).

II. REAÇÕES (DO HOMEM / DO DEMÔNIO AO VER JESUS):
ü Aproximou-se.
ü Exclamou com grande voz. (gritou).
ü Prostrou-se. (Aos pés de Jesus).

III. O QUE JESUS FEZ EM FAVOR DAQUELE HOMEM
ü Expulsou os demônios (Esta é a primeira coisa a se fazer a favor de quem está oprimido, pois quando os demônios são expulsos da vida de uma pessoa, as outras áreas serão restabelecidas mais facilmente. Amém).

IV. COMO FICOU O HOMEM APÓS TER SE ENCONTRADO COM JESUS E DE TER TIDO OS DEMÔNIOS EXPULSOS DO SEU CORPO?
·       Mudanças em 03 áreas da vida homem:
ü No corpo... O homem que andava despido, nu, sem roupa; agora estava vestido.
É assim que Jesus faz com as pessoas que se aproximam dele, os veste da graça de Deus.

ü Na mente... Nas emoções... O homem que era louco (certamente era considerado
 assim, porque antes de Jesus libertá-lo, ninguém sabia se o que ele tinha era demônio, e se sabia, não tinha autoridade para repreender), violento e agressivo, agora estava calmo, tranqüilo, em perfeito juízo e aos pés de Jesus. É assim que Jesus faz, até mesmo os loucos e valentões, ao se encontrarem com Jesus, são restaurados e tornam-se mansos.

ü Na vida social... Aquele homem que vivia uma vida anti-social, longe das pessoas,
andando e morando nos sepulcros, agora pede conscientemente a Jesus que o deixe segui-lo. Jesus faz é assim, além de produzir nas pessoas mudanças de vida, produz também o sentimento de rejeição pela vida que se vivia antes e o desejo de segui-lo.    


V. CINCO (05) LIÇÕES ESPIRITUAIS ESTRAÍDAS DESTE TEXTO:

1)    Jesus faz de tudo, não mede esforços, para libertar uma vida...
(O texto mostra Jesus cansado, enfrentando tempestade, maremoto. (Hino 104 H.C.)
2)    Não existem demônios que não se dobrem aos pés de Jesus...
(pode ser até uma legião!).
3)    Todos que se encontram verdadeiramente com Jesus têm suas vidas mudadas...
ü  Situação do homem antes:
a.     Vivia nu,
b.    Morava em sepulcros,
c.      Era possesso de... 
ü  Situação do homem depois:
a.     Vestido,
b.    Em perfeito juízo,
c.      Aos pés de Jesus.
Sua vida mudou totalmente, “da água para o vinho”. Ou seja, foi abençoado físico (a saúde), material (vestido) e o que é mais importante, espiritualmente (estava aos pés de Jesus).
4.     Nem todas as pessoas se agradam de Jesus.
5.     Quem recebe a Jesus...
a.     Tem prazer de estar com Ele;
b.    Não quer se ausentar dEle;
c.      Quer segui-lo. 
d.    Tem uma missão: “Ir aos seus familiares e contar tudo que Deus fez, por meio de Jesus, na sua vida”. 

Conclusão: A preocupação de Jesus com a Grande comissão é tanta, que até a um novo convertido no ato da conversão, Jesus dá-lhe instruções para anunciar a palavra.        


Autoria: 
Dc. Irmão Alves
88507141

Read more...

Páginas

- Centralizado:

Texto ou imagem aqui

Estamos levantando o histórico da Congregação. Aguarde!
▲ Topo

Voltar ao Inicio