O PARADOXO DA SALVAÇÃO
Heb 11.7: Pela fé... Noé, divinamente avisado das coisas que ainda não se viam... temeu... e, para salvação da sua família... preparou a arca... pela qual condenou o mundo... e foi feito herdeiro da justiça que é segundo a fé...
INTRODUÇÃO: Enquanto para Noé e sua família a arca serviu de salvação; para os descrentes e infiéis ela serviu de condenação. Assim é a “salvação espiritual”, enquanto uns se salvarão, outros serão condenados. Mas a mensagem da salvação é uma só... Para uns (os que creem) Cristo é cheiro de vida; para outros (os que não creem), ele é cheiro de morte (II Cor 2:16).
1. Pela fé, Noé “divinamente avisado das coisas que ainda não se viam”...
ü Pela fé... Os antigos alcançaram bom testemunho...
ü Divinamente... Quanto à forma como Deus se revelou a Noé não está tão claro; porém que a revelação era de Deus isso é inquestionável, por vários motivos...
1) Noé era justo, e é desejo de Deus não ocultar ao justo aquilo que vai fazer (Gn 18: 17-19).
2) A mensagem se cumpriu (Essa é outra forma de identificar a palavra dita por Deus - Dt 18:22).
Obs. embora tenha demorado 07 dias desde a entrada de Noé na arca até o momento que começou chover (Gn 7:10). Isso poderia gerar dúvidas em alguns!
ü Avisado... Por Noé ser justo naquela geração e andar com Deus, aprouve ao Senhor não deixá-lo perecer, e ainda por amor a ele, não deixou também seus familiares perecerem. Isso nos ensina uma verdade espiritual, Deus protege o justo e não o deixa perecer junto com o ímpio.
ü Coisas que ainda não se viam... Dilúvio; Arca – temas para a época desconhecidos, zombados. Até aquela ocasião as pessoas nunca tinham visto chuva, a terra era regada por uma neblina. A Arca então, um grande barco num local distante do mar! Era motivo de zombaria!
2) “Temeu”... Acreditou, respeitou, obedeceu. A fé, o respeito pelas coisas sacras talvez seja hoje uma das virtudes que mais falta ao ser humano. As pessoas têm tempo pra tudo, menos pra Deus! Têm tempo de ir a uma festa, a um jogo; tempo de passar uma ou duas horas em frente a TV., mas pergunte quantos versículos ela leu da bíblia hoje, ou quantos minutos ela passou em oração! Nós achamos que não; mas isso é um insulto a Deus - É o verdadeiro sentido bíblico de idolatria, dedicar-se a algo mais do que a Deus.
3) “Salvação da sua família”...
ü Salvação... Por muitas vezes esse tem sido um tema mal compreendido, mas a doutrina da salvação é tão remota quanto o pecado, ou seja, elas têm o mesmo tempo. E a origem terrena do pecado, todos sabem, estar no Gênesis. La está registrado que a mulher e o homem pecaram, atentando mais para a palavra do diabo do que para a palavra de Deus. Nessa ocasião, a bíblia diz que O Senhor matou um animal e com a sua pele vestiu o casal. É traçada assim a história da salvação...
Aquele Animal e a sua morte apontam para a pessoa e para a forma como Deus salvaria a humanidade.
· A pessoa: Jesus Cristo.
· A forma: morte de cruz.
O sangue do animal... Apontava para o meio pelo qual a humanidade poderia ser salva. “Com efeito, todas as coisas se purificam com sangue e sem derramamento de sangue não há remissão de pecados”. Este sangue é o sangue de Cristo, derramado na cruz.
A pele do animal... Apontava para o resultado da salvação. Quando aceitamos o sacrifício de Cristo, Deus nos veste com sua graça, com a sua proteção, com salvação.
ü Da sua família... A preocupação familiar é outra virtude que hoje poucas pessoas têm. Nesses últimos dias existe um forte espírito de egoísmo nas pessoas. Em todas as áreas! Até mesmo na espiritual. Mas Noé não: Ele construiu uma Arca para a salvação da sua família! (Será que estamos, à semelhança de Noé, construindo algo para a salvação da nossa família?)
4) “Preparou a Arca”... Não se fala acerca das condições financeiras de Noé, mas se ele tinha algum bem financeiro, certamente investiu naquele projeto. Segundo alguns comentários, ele passou 120 anos nesse trabalho, e enquanto trabalhava anunciava como pregoeiro da justiça, a salvação de Deus.
5) “Condenou o mundo”... Eis aqui o que eu chamo de o “paradoxo da salvação”: Não existe salvação sem condenação. “O sol que amolece a cera é o mesmo que endurece o barro”. Semelhantemente não existe salvação sem condenação; a mensagem da salvação implica em reconhecer que enquanto uns serão salvos outros serão condenados (Basta olhar a revelação final, O fim de todas as coisas terrenas: Enquanto uns irão para a vida eterna, outros irão para a condenação eterna (Jo 5.29; Ap 20.11-15). Foi assim na época de Noé... Enquanto para ele e sua família a arca serviu de salvação, para os infiéis descrentes ela serviu de condenação. Na bíblia está escrito que “Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (Jo 3.17). Porém num outro texto Jesus disse: “Se eu não viera, nem lhes houvera falado, não teriam pecado, mas agora não têm desculpa do seu pecado” (Jo 15:22). O desejo de Deus é que todos se salvem (I Tm 2.4). Mas, como sabemos, a fé não é de todos ( II Ts 3.2). Assim vemos que enquanto para uns, Cristo serve de salvação, para outros de condenação. Ele é a pedra de esquina (Lc 20:17), reconhecida por uns, mas rejeitada por outros.
6) “Herdeiro da justiça que é segundo a fé”... Nós também somos herdeiros dessa mesma justiça, a que nos é imputada por fé e não por obras. Nós acreditamos que apesar de termos cometido pecados, e algumas pessoas até mais do que outras, ao ponto de alguém até insinuar: “Como é que pode: Depois que fulano fez isso e aquilo agora quer ser santo”!
Isso acontece porque nós cremos numa forma de justiça diferente, nós cremos que a justiça de Deus nos advém por meio da fé em Jesus, por meio da fé em seu sacrifício vicário na cruz. Isso sem deixar de levar em conta a doutrina do arrependimento e confissão de pecados. Segundo a compreensão que temos da doutrina bíblica, o mérito é de Deus e não nosso. E graças a Ele por isso. Porque ninguém teria ou tem condições de salvar-se só. Por suas obras de justiças. Isso é a bíblia quem diz... “Não há homem justo sobre a terra, que faça o bem, e nunca peque” (Ecl 7:20).
0 comentários:
Postar um comentário