Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

A CONSPIRAÇÃO DOS INIMIGOS CONTRA A OBRA DE DEUS



INTRODUÇÃO: Os inimigos usam de tudo, todas as armas e recursos para fazer parar a obra de Deus.
     Na lição passada, sob o tema “COMO ENFRENTAR A OPOSIÇÃO A OBRA DE DEUS”, vimos quem eram os opositores (Sambalate, Tobias e Gesém – Ne 2.19) e o tipo de oposição que eles faziam (5 perguntas: Ne 4.2).
      Na lição de hoje, aprenderemos que a oposição não cessa; o inimigo muda apenas de estratégia... (2Co 2.11).
    Por isso é imprescindível que o homem de Deus tenha discernimento espiritual, entenda que o inimigo pode se disfarçar até mesmo em anjo de luz e os seus emissários em ministros da justiça (2Co 11.13-15). Vide o acordo de Josué com os Gibeonitas (Js 9) / O martírio X envolvimento político da Igreja no 3º século d.C.

I. A FALSIDADE DOS ADVERSÁRIOS
  1. Os muros foram levantados (Ne 6.1): Depois que os inimigos viram que os muros estavam levantados, e que não havia mais brechas, mudaram de tática: Acordo, união (O falso ecumenismo).
   2. A resposta sábia e firme de Neemias: Estando os muros erguidos e sem brechas, Neemias poderia ter se confiado, e na busca de aumentar o número de congregados ter ido à reunião e feito uma aliança; mas não, por quatro vezes ele deu a mesma resposta (Coerência): “Estou fazendo uma grande obra”.
As três importantes lições extraídas da resposta de Neemias:
  1. Não perder o foco da missão: Não se deixando sugestionar pelos boatos, fofocas, etc.
  2. Não “descer”: Ir ao vale significava descer, e fazer acordo com os inimigos. Infelizmente, há muitas igrejas e pessoas que até começaram bem, mas desceram de suas posições espirituais para fazer acordo com o inimigo (Fizeram concessões ao pecado e alianças espúrias...)
  3. Não perder tempo: Quando abrimos concessões ao pecado, e fazemos acordos ilícitos, retardamos ou retrocedemos em nossa missão. Josué vinha de grandes conquistas! Todos os povos amedrontados com ele! Só foi o pecado de Acã entrar no arraial, Deus se afastou e a continuidade da obra sofreu, ate a identificação, reconhecimento e punição do pecado.                           “O maior aliado do diabo numa igreja é um líder (pastor) infiel”

II. SUBORNO E FALSA PROFECIA
1. Profeta a serviço do inimigo: “Vamos juntos a casa de Deus, ao meio do Templo” (Ne 6.10).
“Os piores inimigos da obra de Deus não são os de fora, são os que estão no meio da obra”, às vezes até com a bíblia na mão arrotando falsas profecias; é o Joio em meio ao trigo, o fermento dos fariseus, a maçã podre. Têm o mesmo espírito que levou Judas a entregar Jesus à morte (Comentador Revista).
2. Nobres ao lado dos adversários: No meio do povo havia gente de influencia que dava apoio aos inimigos, e até se correspondiam com ele informando o andamento da obra (Resistências).
3. Os falsos profetas de hoje: Há certos “profetas” que imitando a Semaías, mentindo em nome de Deus, querem amedrontar seus pastores com ameaças infundadas. Não muitos dias atrás um desses falsos profetas disse ao pastor que essa igreja ia perder muita gente. Esse mesmo falso profeta disse numa reunião ministerial que recebeu uma revelação que essa igreja não seria construída antes de 2014
• Os dois maiores profetas e mestres da bíblia, Moisés e Jesus, falam sobre algumas formas de identificar um verdadeiro profeta: Cumprimento da profecia e Frutos (Dt 13.1; 18.22; Mt 7.16-20)


III. A CONCLUSÃO DA OBRA
1. Termina a construção do muro: Durante 52 dias, o povo trabalhou dia e noite, folgando apenas o sábado. Finalmente, ainda que sem as portas, os muros estavam erguidos! Sem brechas!
2. Os inimigos temeram (Ne 6.16): Foram obrigados a reconhecer a mão de Deus naquela obra. As nossas obras, não apenas nossas palavras, é que confirmam a mão de Deus em nossas vidas. Jesus disse: “Pelos frutos os conhecereis” (Mt 7.16-20); “Nisso conhecereis que sois meus discípulos”
(Jo 13.35).
3. Não desista! Apesar da zombaria e desprezo dos adversários, Neemias era um líder vitorioso, venceu todas as intrigas e conspirações que contra ele se levantaram porque Deus era com ele.
“Não há quem derrote quem Deus escolheu para vencer”

CONCLUSÃO: Que Deus nos dê forças para aprendermos com Neemias. E vencermos as oposições a obra de Deus trabalhando, com a convicção de que Deus está conosco. E se o senhor é por nós. Quem será contra nós?





Read more...

Páginas

- Centralizado:

Texto ou imagem aqui

Estamos levantando o histórico da Congregação. Aguarde!
▲ Topo

Voltar ao Inicio