Lição 9 A organização do serviço religioso
Lição 9 A ORGANIZAÇÃO DO SERVIÇO RELIGIOSO
INTRODUÇÃO: Nesse trimestre já aprendemos várias coisas acerca de Neemias... Copeiro do rei da Pérsia; Responsável por uma da levas de judeus do cativeiro para Jerusalém; Teve habilidade para enfrentar crise e oposição; Restaurou os muros e as portas da cidade em tempo recorde; Na lição de hoje veremos mais uma das suas virtudes, a organização no serviço religioso. Que possamos estar atentos para aprender com Neemias!
I. I. OS SACERDOTES QUE VIERAM PARA JERUSALÉM COM ZOROBABEL (Ne 12.1-9)
* Após o cativeiro Babilônico, três levas de judeus retornaram para Jerusalém:
1º Leva: Sobe a liderança de Zorobabel, para a reconstrução do Templo: 538 a. C.
2º Leva: Sobe a liderança do Sacerdote Esdras, para ensinar a Lei do Senhor: 458 a. C
3º Leva: Sobe a liderança de Neemias, para reconstruir os muros da cidade: 445 a.C
1. Os que vieram com Zorobabel (Ne 7.5 -73 – Relação de todos que vieram com Zorobabel)
Segundo Neemias 7. 39,43,44,66, retornaram com Zorobabel 42.360 judeus livres (Dentre eles, 4.289 sacerdotes e 341 Levitas (Cantores, porteiros e outros - vv. 43-45). Fora os escravos (v. 67)
2. O ministério Sacerdotal
3. O ministério dos Levitas
* Todo sacerdote era obrigatoriamente Levita, mas nem todo Levita era necessariamente sacerdote.
ü Levitas: Todos os descendentes de Levi (Levi teve três filhos: Gerson, Coate e Merari - Nm 3.17).
- Vocação e funções Levítica (Nm 1.47-54; 3.11-17; 4.21-49): Acampar-se ao redor da tenda; Levar as cortinas; Cuidar dos utensílios, etc. (Auxiliar aos sacerdotes - Nm 3.6)
ü Sacerdotes: Descendentes de Arão separados para oficiarem no Tabernáculo ou templo.
- A vocação Sacerdotal: Na época de Moisés, Deus separou Arão e seus filhos Nadabe, Abiú, Eliazar e Itamar, Levitas da família de Coate, para a missão sacerdotal (Ex 28.1; Nm 3.2,3,10)
- Algumas funções sacerdotais: Expiar os pecados, ensinar a lei, queimar incenso... (Nm 4.1-20)
II. II. A DEDICAÇÃO DOS MUROS
* Dedicação: Consagração de um edifício, ou templo. No texto grego a palavra significa renovação.
1. A participação dos Levitas: Os Levitas eram os responsáveis pelo culto divino, por isso Neemias os buscou de todos os seus lugares.
2. A participação dos cantores: Na realização de uma festa judaica era imprescindível a presença do louvou (vide saltério); Por isso, Neemias também os reuniu para a festa.
3. A purificação dos Sacerdotes e do Povo (e do Templo!): A santidade é elemento indispensável a todo aquele que se aproxima de Deus para cultuá-lo: “Santidade ao Senhor”! “A tua casa convém à santidade”. Os sacerdotes e Levitas deram exemplo nisso, antes de purificar o povo purificaram-se primeiro (Ne 12.30). Neemias como líder também fora extremamente zeloso, expulsando da casa de Deus os que estavam lá indevidamente (Ne 13.1-8 – Texto bíblico da Próxima Lição).
* Que cada um de nós, sobretudo aqueles que lideram, possa tomar isso como verdades bíblicas:
a) Antes de purificar o povo, purificar-se a si mesmo: “Ser exemplo dos fiéis” (1Tm 4.12)
b) Zelar pelo cumprimento da palavra no exercício ministerial da casa de Deus, não permitindo, e se necessário for até excluindo do ministério, pessoas sem a devida vocação ministerial.
III. III. CELEBRANDO A DEUS PELA VITÓRIA
1. A festa da dedicação (Dos muros):
Não confundi-la com a festa da dedicação ou luzes, registrada em João 10.22, a qual foi criada no período interbíblico (164 a.C.), quando Judas Macabeu ao vencer Antíoco Epífanes e purificar o templo comemorou durante oito dias, e decretou que fizesse o mesmo todos os anos (I Mac. 4.47-59)
2. Uma liturgia Santa: Ao organizar a festa de dedicação dos muros, Neemias teve o cuidado de elaborar uma liturgia ordeira e santa... 2 grandes cortejos compostos por Levitas, Cantores e Príncipes, presidido um por Esdras(v. 36) e o outro por Neemias (v. 38), caminhando em direção ao Templo (v. 40).
3. Os sacrifícios: Foram oferecidos muitos sacrifícios de animais a Deus (Ne 12.43)
CONCLUSÃO: Lições e Resultados: Neemias fez daquela construção de muros um verdadeiro culto de louvor a Deus. O resultado é que “Deus os alegrara com grande alegria...” (Ne 12.43). Que no exercício do trabalho de nosso Senhor Jesus Cristo em nossas igrejas, possamos seguir o mesmo exemplo de zelo e organização de Neemias! Se assim o fizermos, Deus também nos alegrará com grande alegria. Amém!