TRÊS FUNÇÕES DO MISSIONÁRIO NA PARCERIA COM DEUS.
Texto Bíblico: João 1.35-51
Objetivos:
1) Pregar que a missão de conduzir uma pessoa ao Reino de Deus é extremamente difícil, por isso precisamos da parceria de Deus.
2) Mostrar as funções que exercemos nessa parceria: Procurar; Evangelizar; Conduzir.
3) Convencer os irmãos, como responsáveis que são pela Grande comissão, a cumprirem a sua parte na parceria, procurando, evangelizando e/ou trazendo pessoas ao Reino.
4) Deixar claro que se cumprirmos a nossa parte, com certeza, Deus cumprirá a sua.
Introdução:Eu estou convencido que no processo para condução de uma pessoa ao Reino dos céus deve existir uma parceria entre Cristo e o pregador: Evangelista - Missionário. Dificilmente Cristo descerá outra vez do céu, se encarnará e evangelizará uma pessoa (Essa incumbência hoje é da Igreja:Mc 16.15-18); Como também creio ser impossívelalguém conseguirconduzir uma pessoa ao Reino sem a ajuda de Cristo. A bíblia diz que não é por força nem violência, mas pelo Espírito(Zc 4.6); porque Eleé que convence o homem do pecado, da justiça e do juízo(Jo 16.8). Assim sendo, para conduzirmos uma pessoa ao Reino dos céus, precisamos primeiro da ajuda de Deus, depois precisamos fazer a nossa parte.
I. PROCURAR, O contexto nos mostra João Batista pregando e batizando no deserto da Judéia... Os que criam em sua mensagem e se arrependiam eram batizados; porém havia os que não criam, como os fariseus. Estes diziam: “Se tu não és nem o Cristo, nem Elias nem o profeta, então por que batizas”?...
Jesus também foi ter com João Batista; este ao ver Jesus disse: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Dois discípulos de João ouviram isso, e ao ouvirem creram, e ao crerem passaram seguira Jesus, o qual se virando e vendo-os, disse-lhes: “O que quereis”? Eles disseram: “Mestre, aonde moras”? Jesus disse: “Vinde e vede”. Eles foram e passaram o dia com Jesus.
Uma dessas pessoas era André, irmão de Simão Pedro.
A bíblia nos informa que a primeira coisa que ele fez foi encontrar seu irmão Pedro.
II. TESTEMUNHAR (PREGAR), A continuação do texto mostra que quando André encontrou Pedro, pregou para ele -“Encontramos o Messias”- Essa é a segunda função de um Missionário.
1. Jesus sempre se preocupou com a pregação do evangelho,
ü Em Lc 4.18, na Sinagoga, parafraseando a profecia de Isaias 61, não se esquece de deixar
bem claro que uma das funções para a qualEle foi ungido era a de evangelizar.
ü Em Mc 1.38 Jesus diz quepara essa função foi que veio ao mundo;
ü Em Mc 3.13, Ele chama os discípulos e escolher dentre eles doze para pregarem o evangelho.
ü Em Mc 5o Gadareno, ao ser liberto, pediu a Jesus que o deixasse segui-lo; porém Jesus lhe deu primeiro uma incumbência evangelística, mandou que antes ele fosse aos seus e
anunciasse o que Deus tinha feito a seu favor.
2. Pregar e/ou testemunhar do evangelho é a maior responsabilidade da Igreja,
Certa ocasião os Apóstolos foram tentados a abandonaremeste ministério para cuidarem de outras coisas (Atos 6);Porém, sabiamente concluíram: “Não é certo abandonarmos a pregação da palavra... Nós perseveraremos no ministério da palavra”(Atos 6.3,4).
3. Pregar e/ou Testemunhar faz parte da Grande missão de Jesus à Igreja.
(Mc 16; Lc 24; Mt 28).Mostrar a visão de cada um dos evangelistas sobre a Grande Comissão:
ü Marcos:Descreve o ide de forma objetiva, sintética: “Ide por tudo mundo e pregai”.
ü Lucas:Descreve-o, mas diz que ele só pode ser feito depois do revestimento de poder.
ü Mateus:Descreve-o de forma ampla, mostrandoseus doislados: Pregar e ensinar:
“Ide fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho dito”.
4. Escrevendo aos Romanos(10.13-15), Paulo diz que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Após dizer isso, ele faz uma série de perguntas:
ü Mas como invocarão aquele em quem não creram?
ü E como crerão naquele em quem nunca ouviram?
ü E como ouvirão se tiver quem o pregue?
III. CONDIZIR, A terceira função de um Missionário-Evangelista é a de conduzir as pessoas a Deus. O texto diz que André encontrou a Pedro, testemunhou para ele, e por fim, o levou a Cristo(v.42).
· Os mesmos três passos foram dados por Filipe e pela mulher samaritana,
ü Filipe, ao ter um encontro com Jesus, e sair da sua presença, a primeira coisa que fez foi encontrar Natanael, testemunharpara ele, e, quase que à força, o conduziu a Cristo.
ü A mulher Samaritana,ao se encontrar com Jesus e crer nele, foi à cidade, saiu testemunhando e conduzindo as pessoas a Cristo: “Venham e vejam alguém que me disse tudo quanto eu tenho feito. Por ventura não será ele o Cristo?
CONCLUÃO:Na introdução, eu falei que no processo de condução de uma pessoa a Deus deve existir uma parceria entre Jesus e o Missionário. No decorrer da mensagem vimos quais são as funções de uma das partes, o Missionário. Eu quero concluir mostrando a contribuição de Jesus nessa parceria: Receber o pecador carinhosamente e convida-o a ter intimidade com ele; Muda sua vida;Reconhece suas virtudes:
Quando João Batista conduziu dois dos seus discípulos a Cristo (André e o outro), Jesus os recebeu convidando-os a desfrutar da intimidade do seu lar: “Vinde e vede”.
Semelhantemente, quando André conduziu Pedro a Jesus, Pedro foi muito bem recebido, até teve o nome mudado.
Da mesma forma aconteceu com Natanael, quando este foi conduzido por Filipe a Jesus, Jesus o recebeu, e reconheceu suas virtudes!
A mesma coisa Jesus quer fazer com você esta noite: Receber-lhe com carinho, mudar a sua vida, e (se a sua conversão for sincera), reconhecer suas virtudes.
Onde está a primeira pessoa que nesta noite gostaria de ser conduzida a Cristo?
-------------------------------------------------------------------------------------
Com o objetivo de melhorar o nosso desempenho no trabalho que prestamos ao Reino de Deu nessa área evangelística, algumas indagações devemos fazer:
ü Que tipo de estratégia, devemos usar para conduzir as pessoas ao Reino de Deus?
(Que anzol usar? Que isca usar? Que tipo de malha usar?)
ü Será que quando saio pra pescar confio nas minhas habilidades e experiências de pescador, ou busco ouvir a voz de Jesus dizendo: “Lançai as redes do outro lado”?
0 comentários:
Postar um comentário